“O Reich vai durar mil anos”, não durou 10: A Queda / Minha Quase Verdadeira História


Lado A – A Queda! As Últimas Horas de Hitler (Der Untergang) 2004

Narrado a partir da visão de Trauld Junge (secretária de Hitler) A Queda conta, como o título indica, as últimas horas no bunker do alto comando nazista no final da segunda guerra mundial. Acuado pela investida soviética Berlim adentro, vemos um Hitler que tenta desesperadamente encontrar um meio de retomar a vantagem em uma guerra que há muito fora perdida. Depois de inúmeras ações frustradas numa guerra extensa e dispendiosa o terceiro reich presensiava seu fim.
O filme concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro e a cena em que Hitler finalmente é informado a respeito da real situação das tropas é memorável. Além de ter virado paródia para toda e qualquer situação.

Lado B – Minha Quase Verdadeira História (Mein Führer – Die wirklich wahrste Wahrheit über Adolf Hitler) 2007Minha Quase Verdadeira História é a pretensa única história verdadeira, de verdade (desculpem a insistência) daquele que foi uma das personalidades mais contestadas do século passado. A partir de uma crise existencial, Hitler recorre a Adolf (não confundir, são dois personagens diferentes mesmo) que lhe dá diversos conselhos e age como um terapeuta do ditador.
Enquanto Hitler tenta resolver seus dilemas pessoais, seus mais graduados oficiais tentam encontrar uma maneira de eliminar o Führer e tomar o poder.