O Vietnã é logo ali: Apocalypse Now / Platoon


Carlos Irwin Estevez, conhecido como Charlie Sheen, nasceu em 3 de setembro de 1965. É filho de Martin Sheen e irmão de Emilio Estevez. Participou dos filmes Wallstreet e Top Gang e hoje é protagonista da premiada série Two And a Half Men.

Lado A – Apocalypse Now (Apocalypse Now) 1979

Dirigido por Francis Ford Coppola, com previsão de ser filmado em seis semanas que tornaram-se 16 meses e com a sequência inicial mostrando um bombardeio de napalm ao som de The End dos The Doors, o filme é apontado como o melhor filme de guerra de todos os tempos. O Capitão Willard (Martin Sheen) é designado para localizar e matar Kurtz (Marlon Brando), um coronel que enlouquece em plena selva do Camboja. Drogas, um tenente-coronel surfista, vietcongues e uma trilha sonora impecável completam o cenário caótico.
Em 2001 o próprio Coppola editou o que viria a ser a versão Redux do filme, acrescentando 60 minutos extras em relação ao original de 1979.

Lado B – Platoon (Platoon) 1986

Baseado na experiência pessoal do diretor Oliver Stone no Vietnã, o filme acompanha o jovem Chris Taylor (Charlie Sheen) que abandona a faculdade e voluntariamente alista-se para lutar no Vietnã. Na fronteira cambojana ele enfrenta o clima imprevisível, o inimigo vietcongue e os conflitos internos em seu pelotão. Vencedor do Oscar de melhor filme, melhor diretor, melhor som e melhor montagem além do Urso de Prata de melhor diretor e o Globo de Ouro de melhor filme. O elenco contou com vários atores que mais tarde se destacariam como Tom Berenger, Willem Dafoe, Forest Whitaker e Johnny Depp além do próprio Sheen.
Em Platoon Charlie Sheen repete seu pai, Martin Sheen, que em Apocalypse Now também interpretou um personagem central em meio ao conflito contra os VC’s.