Johnny Cash: 26/02/1932-12/09/2003


Em 12 de setembro de 2003 o mundo perdia Johnny Cash aos 71 anos devido ao diabetes. Cash cresceu no Arkansas, serviu na força aérea americana na Alemanha onde comprou um violão. Recém casado e de volta aos Estados Unidos, mudou-se para Memphis com sua esposa Vivian Liberto, onde formou o grupo Tennessee Two.
Após as primeiras gravações pela Sun Records (incluindo Cry Cry Cry e Folsom Prison Blues), passou a excursionar com Elvis Presley e Jerry Lee Lewis no final dos anos 50. Na década seguinte já com a carreira em alta, o Homem de Preto viciou-se em anfetaminas e viu sua imagem de fora-da-lei criar ainda mais forma quando foi preso em 1965 contrabandeando-as em seu violão. O problema com as drogas e o consequente divórcio afetaram sua carreira que continuava, mas sem uma regularidade criativa.
Em 1968 lançou um disco, gravado na penitenciária de Folsom na Califórnia, que reergueu sua carreira. Meses mais tarde ele casaria com June Carter que tornou-se sua parceira também nos palcos, até sua morte (Johnny partiria 4 meses após ela).
Nas décadas de 1970 e 1980 Cash continou lançando discos apesar da queda em sua popularidade até que na década de 1990 junto com o produtor Rick Rubin deu início ao projeto American Recordings onde regravou, entre outros, Kris Kristofferson, Soundgarden, Beck, Hank Williams e Nine Inch Nails. Este projeto revigorou sua carreira até que, com sua morte em 2003, sua fama foi ainda mais impulsionada por uma série de biografias, documentários e discos póstumos.
Além da participação em alguns filmes (como o faroeste O Duelo, ao lado de Kirk Douglas), lançou quase duas centenas de discos e vendeu cerca de 50 milhões de álbuns. Teve sua obra incluída na trilha sonora de inúmeras produções – como em The Sarah Connor Chronicles (inspirada na trilogia O Exterminador do Futuro). Na cena final onde um agente do FBI tenta capturar o exterminador, Cash cantando sobre alguém que veio a terra e que agora decide quem deve viver e quem deve morrer parece ter sido feita sob medida.

Para saber mais sobre Johnny Cash:
Livro – Johnny Cash: Uma Biografia/
DVD – Johnny Cash: The Anthology 2001/
Clipe – Johnny Cash: Hurt/
Cd – Johnny Cash: At Folsom Prison 1968/
Clipe – Johnny Cash: Ain’t No Grave/
Cd – The Highwaymen: The Highwaymen 1985/
Cd – Johnny Cash: American IV – The Man Comes Around-2002/
Filme – Johnny and June (Walk the Line) 2005/