Johnny Ramone (8 de Outubro, 1948 — 15 de Setembro, 2004)


Em 15 de setembro de 2004 morria de câncer John William Cummings, conhecido pelo pseudônimo Johnny Ramone. Guitarrista e co-fundador da lendária banda punk nova iorquina Ramones. Era um grande fã de Elvis Presley e de beisebol, em especial, dos New York Yankees aos quais acompanhava mesmo em turnê. Após sua morte, uma estátua foi erguida no Hollywood Forever Cemetary e na eleição feita pela revista Rolling Stone para escolher os 100 melhores guitarristas de todos os tempos ficou em 16º lugar.

Era um adolescente indisciplinado, chegou a tentar assaltar uma farmácia e costumava jogar televisores no meio da rua na tentativa de acertar alguém. Seu grande dilema estava entre ser jogador de beisebol ou estar numa banda de rock. O tempo e o fato de precisar cortar o cabelo fizeram investir seu futuro na segunda opção.

Seu primeiro projeto musical foi ainda na escola com a banda Tangerine Puppets ao lado de Tommy Erdelyi (mais tarde, Tommy Ramone). Em janeiro de 1974 ele comprou sua primeira guitarra (uma Mosrite azul por 55 dólares) – roubada em 1977, nunca mais foi recuperada.

Rock n’ roll high school, um dos grandes sucessos de Johnny ao lado dos ramones foi gravada para o álbum End of the Century de 1980. O álbum foi produzido por Phil Spector – renomado, detalhista e conhecido por ter trabalhado inclusive com os Beatles. Phil fez Johnny repetir o solo inicial da música durante 8 horas seguidas até extrair a sequência que considerou mais adequada. Resultado, Johnny sempre odiou este disco.

Durante sua turnê pelo Brasil o Pearl Jam (Eddie Vedder era amigo de longa data de Johnny) tocou I Believe in Miracles em seus shows citando o guitarrista com quem Vedder excursionou pelo país anos antes. Em 2006 Vedder lançou a música Life Wasted em homenagem Johnny Ramone, composta enquanto ia ao funeral do amigo.

Johnny também era conhecido por suas ideologias conservadoras, era um republicano convicto e durante a cerimônia de inclusão da banda no Hall da fama do Rock n’ Roll fez um discurso agradecendo ao então presidente George W Bush. Foi contra o lançamento de Bonzo Goes to Bitburg no álbum Animal Boy (1986). A música teve o título alterado para My Brain Is Hanging Upside Down como condição imposta para que fosse lançada. Na letra, uma crítica ácida ao presidente americano Ronald Reagan que visitava um cemitério alemão onde diversos oficiais nazistas foram sepultados.

Outra característica do guitarrista era sua organização e profissionalismo. Johnny mantinha um registro detalhado de cada show e cada gasto feito pela banda. Impôs multas a quem chegasse atrasado a ensaios ou ficasse bêbado durante as turnês.

Ele encarava a banda como um trabalho. Questionado por quanto tempo praticava guitarra em casa ele respondera “o carpinteiro tem seu martelo, o músico tem a guitarra. O carpinteiro não leva o martelo pra casa… Então, eu não tenho uma guitarra em casa. Este é meu emprego”. Após 22 anos (2 a mais que o pretendido por Johnny) os Ramones encerraram suas atividades, o que para Johnny Ramone representou sua aposentadoria.

Notadamente ele e Joey (vocalista da banda) não se falavam há mais de 15 anos. Mesmo assim permaneceram juntos até o fim do grupo.


Anúncios