Livro – Dee Dee Ramone Coração Envenenado: Minha Vida com os Ramones


Dee Dee Ramone (seu nome verdadeiro era Douglas Glen Colvin) nasceu em 18 de setembro de 1951 na Virgínia mas foi criado na Alemanha. Nos escombros da segunda guerra, procurava balas, baionetas e capacetes que depois vendia para soldados americanos em serviço no país. Lá mesmo viciou-se em heroína, antes de sair da casa da mãe e voltar aos Estados Unidos.

No final dos anos setenta foi um dos fundadores da emblemática banda punk Ramones. Como baixista Dee Dee gravou oito discos sob o pseudônimo Dee Dee Ramone deixando a banda em 1989 durante a turnê do álbum Brain Drain para uma tentativa frustrada de seguir a carreira como rapper (Dee Dee King).

Neste livro, lançado em 1997 na Inglaterra e posteriormente traduzido para o português, podemos conhecer desde sua infância na Alemanha chegando a era ramoniana em plena Nova Iorque.

Narrado em primeira pessoa, ele derruba vários mitos e mostra como era de fato a relação entre os integrantes da banda – fiquem tranquilos, não vou antecipar nenhum fato aqui, vale a pena mesmo é ler o livro. Por outro lado, consolida em nosso imaginário outros tantos feitos que fizeram do baixista (incluindo os outros membros da banda) respeitado mesmo após o fim da banda e no caso do biografado em questão, mesmo após sua morte em 5 de junho de 2002. Editora Barracuda, 196 páginas.

Love Kills é uma das melhores músicas de Dee Dee e é uma homenagem ao seu amigo Sid Vicious (ex-baixista do Sex Pistols) que morreu de overdose em fevereiro de 1980.

deedeesgrave2

Anúncios