DVD – Rage Against The Machine: Revolution In The Head and The Art Of Protest 2010


Ainda inédito no Brasil, este documentário narra a trajetória de uma das mais influentes e contestadoras bandas do rock em todos os tempos. Quem teve oportunidade de assistir ao show do Rage Against the Machine no festival SWU pode perceber que a banda não perdeu o jeito apesar do tempo em que ficou separada e que projetos solo como Street Sweeper Social Club e The Nighthwatchman de Tom Morello assim como o próprio Audioslave ocuparam os ex-integrantes da banda.
Apesar de não autorizada, esta videobiografia conta com trechos dos principais registros videográficos oficiais do grupo. Clipes como Bulls on parade e Sleep now in the Fire são dissecados bem como cada um dos quatro discos da banda, além de trechos dos videos The Battle of Mexico City e Live Democratic National Convention.
Partindo de um interessante histórico de Woody Guthrie, Pete Seeger, Bob Dylan e Public Enemy os diretores traçam um paralelo até chegar ao RATM e a mistura explosiva que caracterizou a banda ainda nos anos 1990 onde música e protesto tornariam-se uma única forma de expressão.
Como definiu Colin Devenish, um dos biógrafos entrevistados para o documentário, “é como se tivéssemos Martin Luther King, Woody Guthrie e Malcolm X juntos no palco”. Único ponto negativo é ter incluído tantos registros em vídeo da banda e ter deixado de fora a bombástica apresentação no VMA de 2000. Mesmo assim, ESSENCIAL.