DVD – Anvil! The Story of Anvil 2008


No verão de 1984 quatro gigantes do rock (Scorpions, Bon Jovi, Whitesnake e Anvil) excursionaram juntos. Mais tarde, eles venderiam milhões de discos e conquistariam fama e dinheiro. Bem, nem todos pois Anvil foi exceção. Fazendo uma analogia com o futebol, seria algo como comparar a Portuguesa com um dos quatro grandes de São Paulo.

Precursores do speed metal e influência para bandas como Metallica, a banda canadense formada no final dos anos 1970 já lançou mais de uma dezena de álbuns sem que tenha conseguido o estrelato ou o reconhecimento de grandes do gênero surgidas depois como o big four – Metallica, Slayer, Megadeth e Anthrax. Pelo contrário, toca em lugares cada vez menores e para um público cada vez mais diminuto.

No entanto, um dos melhores documentários musicais já feitos, ao lado de Beyond the Lighted Stage (2010). O documentário do (também canadense) Rush registra de certa forma o renascimento da banda com o interesse do público brasileiro dando novo fôlego à banda. Classificado pelo London Times como ‘o melhor filme sobre rock n’ roll já feito’ The Story of Anvil mostra seus integrantes ainda lutando por fama e sucesso com mais de 30 anos de carreira nas costas.

Dirigido por Sacha Gervasi, ex-roadie da banda, com depoimentos de Slash, Lemmy e Lars Ulrich o documentário mostra um drama aos moldes dos filmes do boxeador Rocky Balboa. Aqui o diretor acerta a mão ao mostrar um motorista e um carpinteiro, cinquentões e sensíveis, que são reverenciados na Europa e no Japão mas que em seu país não conseguem lançar seu novo disco por ser considerado ultrapassado pelos padrões musicais atuais.

Não é um filme apenas sobre heavy metal, mas sim, sobre amizade e sobre perseguir um sonho. Mesmo que ele pareça inalcançável. Comovente.