CD – Sepultura: Kairos 2011


Programado para dia 24 próximo o lançamento de Kairos, 12º álbum da mais internacional das bandas brasileiras de metal. O Sepultura, que já havia perdido Max Cavalera no auge do sucesso de Roots em 1996 e seu irmão Igor dez anos mais tarde, conta hoje apenas com o baixista Paulo Jr da formação original.

O lançamento é o segundo da atual formação (Andreas Kisser, Derrick Green, Paulo Jr. e Jean Dollabella) e sucede A-Lex de 2009 com produção e Roy Z (Judas Priest, Bruce Dickinson e Helloween). Após uma audição para alguns amigos e jornalistas especializados hoje (7/6), Andreas desabafou considerando injusto o tratamento dispensado por alguns fãs que reclamam da banda em fóruns na internet e criticam a direção artística tomada pelos músicos.

Uma primeira audição de Kairos remete a mesma estranheza causada por Against em 1998 (primeiro álbum com Derrick no lugar de Max). O fato é que o Sepultura não é o mesmo sem os irmãos Cavalera, assim como eles por si só não personificam a banda (vide os dois álbuns do Cavalera Conspiracy).

Ainda de acordo com Andreas, o título do disco foi inspirado na mitologia grega e significa ‘momento certo’, que no entendimento do guitarrista representaria a nova fase da banda. As sessões de gravação que duraram cerca de um mês, entre janeiro e fevereiro deste ano, podiam ser acompanhadas via internet pela tv Trama.

Disponível apenas em cd, Kairos deve ganhar duas versões. Uma com 15 músicas e a versão deluxe com making of e 2 músicas extras (inclusive duas covers: ‘Just One Fix’ do Ministry e ‘Firestarter’ do Prodigy).

Ficou em cima do muro entre o velho e o novo Sepultura? Na dúvida: volume máximo, se os vizinhos reclamarem, tá tudo certo.

Track list:
01.”Spectrum”
02.”Kairos”
03.”Relentless”
04.”2011″
05.”Just One Fix (Ministry cover)”
06.”Dialog”
07.”Mask”
08.”1433″
09.”Seethe”
10.”Born Strong”
11.”Embrace the Storm”
12.”5772″
13.”No One Will Stand”
14.”Structure Violence (Azzes)”
15.”4648″
16.”Firestater (The Prodigy cover) (Deluxe Edition)”
17.”Point of No Return (Deluxe Edition)”