Livro – Ultraje a Rigor, nós vamos invadir sua praia


A autora paulistana Andréa Ascenção de 24 anos havia decidido escrever um livro e sabia que seria sobre rock. Em 2007, ao notar que o Ultraje a Rigor ainda não tinha uma biografia resolveu se dedicar à pesquisar o tema. Já que, se dependesse de Roger, esta biografia seria ‘empurrada com a barriga’ indefinidamente.

A banda mais escrachada do rock nacional (sim, mais que Mamonas ou Raimundos, tanto em tempo de vida quanto no teor das letras) surgiu no começo da década de 1980 com Roger e Leôspa e contava com Edgard Scandurra, que se dividia entre Ultraje e IRA!. Com a opção de Scandurra pelo Ira!, o Ultraje definiu o que seria sua primeira formação clássica.

Nós vamos invadir sua praia (1985) era um disco cheio de hits e catapultou a banda para o sucesso e reconhecimento nacional. Depois vieram Sexo (1987), Crescendo (1989), trilhas de novela da Globo e turnês infindáveis.

Depois de 30 anos na estrada, diversas formações e inúmeros hits o Ultraje a Rigor continua na ativa apesar de não estar na grande mídia. Muito disto por ‘culpa’ de Roger, que não compõe com muita frequência inviabilizando novos lançamentos e também restringe o número de shows e os locais onde ocorrem (Roger se recusa a viajar de avião ou percorrer grandes distâncias de ônibus). Apesar disto, garante que a banda continua firme e forte e sempre requisitada para shows.

Com entrevistas de ex-membros, membros da atual formação e também de Lobão e Kid Vinil o livro conta ainda com mais de 100 fotos que ilustram bem os 30 anos de carreira desta banda icônica. Editora Belas Letras, 392 páginas.

Anúncios