Ramones em Edição Especial


Os Ramones lançaram seus discos pela Sire Records de 1976 a 1987, período que compreende seus álbuns mais clássicos (somando 10 discos nesta fase).

Acontece que a Sire acabou sendo comprada pela Warner Music (Rocket to Russia inclusive teve uma tiragem relançada em 1987 com o selo da WM). O tempo passa e o catálogo dos Ramones acaba parando nas mãos da Rhino Records, também subsidiária da Warner.

O resultado foi que em 2001 a Rhino lançou em CD edições especiais dos álbuns de estúdio da banda desde o primeiro disco (1976) até Too Tough to Die (1984). Os relançamentos continham diversos bônus. Eram sobras de estúdio, takes alternativos e apresentações ao vivo que “completavam” os cds, já que cada disco tinha em média 30 minutos de duração deixando outros 50 minutos de sobra no disquinho de plástico a serem preenchidos.

Agora em 2011 (julho passado) a Rhino fez diferente e relançou em vinil 180 gramas os quatro primeiros e principais discos dos Ramones – na ordem original Ramones (1976); Leave Home (1977); Rocket to Russia (1977) e Road to Ruin (1978).

Os bolachões vem com um agrado para os 500 primeiros compradores de cada título. Um EP 7″ azul com o single lançado pela banda na época da divulgação do álbum. Uma oportunidade rara pois estes singles já estão há muito tempo fora de catálogo.

A nota triste é a ausência, a exemplo do que aconteceu em 1977, de Carbona not Glue (Carbona não é cola em tradução literal). A tiragem inicial de Leave Home com 5 mil exemplares continha esta música que por uma ameaça de processo pela fábrica da tal Carbona acabou substituída por Babysitter no Reino Unido e por Sheena is a Punk Rocker no restante do mundo deixando-a no limbo por quase 15 anos.

Carbona not Glue

Babysitter

Sheena is a Punk Rocker

Ela apareceria novamente na versão americana de Loco Live (1991) e em 2001 na reedição de Leave Home em cd e no box/coletânea Anthology.

Diante deste lapso, resta buscar a edição especial picture disc que contém o track list original e contempla a polêmica canção.

Confira os singles que acompanham cada disco:
Ramones: “I Wanna Be Your Boyfriend”/”California Sun/I Don’t Wanna Walk Around With You”
Leave Home: “Swallow My Pride”/”Pinhead”
Rocket to Russia: “Sheena is a Punk Rocker”/”I Don’t Care”
Road To Ruin: “She’s the One”/”I Wanna Be Sedated”