Livro – Ramones: An American Band


Em 15 de maio de 1993 Jim Bessman lançou Ramones: An American Band – a biografia autorizada dos Ramones.

Exceto pela vida de Dee Dee Ramone, contada de maneira periférica já que ele se recusou a dar depoimentos para o livro pois estava trabalhando em sua própria biografia (Coração Envenenado: Minha Vida com os Ramones), o resto da história está aí em detalhes.

Àquela altura a banda já trabalhava com a idéia de encerrar a carreira mas isto acabou acontecendo apenas três anos mais tarde fazendo com que os últimos dois álbuns de estúdio (Acid Eaters – 1993 e ¡Adios Amigos! – 1995) ficassem de fora deste registro. O mesmo vale para a relação de shows incluída ao final do livro que cobre a agenda do grupo até janeiro de 1993.

O autor, com ajuda da banda, fala do nascimento de cada um dos integrantes, a formação da banda em 1974, as mudanças na formação, os discos lançados e as intermináveis turnês. As fotos de Roberta Bayley, Danny Fields, Godlis, Bob Gruen e Ian Harper ajudam a contar esta história.

Infelizmente, até hoje o livro não foi atualizado e permanece disponível apenas em inglês. Ainda assim é um registro importantíssimo para conhecer melhor o quarteto e certamente serviu de base para outras publicações que vieram depois, assim como para o documentário End of The Century. Editora St. Martin’s Griffin, 202 páginas, em Inglês.


Anúncios