Livro – Ramones, the complete twisted history


Se os fãs brasileiros que só se dão bem com a língua portuguesa podem contar unicamente com Coração Envenenado (biografia de Dee Dee Ramone) e o recente Hey Ho Let’s Go, a história dos Ramones (de Everett True), as opções em inglês para quem quer conhecer melhor os Ramones é um tanto diversa.

Desde 1993 com a obra de Jim Bessman (An American Band) que a banda vem tendo sua história contada nas páginas dos mais diferentes autores. Mickey Leigh lançou suas memórias em I Slept with Joey Ramone.

Monte Melnick, ex-gerente de turnê do grupo, fez o mesmo com a ajuda de Frank Meyer (On the Road with The Ramones) e Commando (autobiografia de Johnny Ramone) foi lançada em 2012.

Já o autor, Dick Porter, é responsável por biografias de The Cramps, White Stripes, Blondie e New York Dolls além do livro Rapcore, um apanhado da cena numetal do começo do século.

Em Ramones: the complete twisted history, Porter não chega a inovar em relação às já citadas biografias do quarteto punk. No entanto, faz um relato conciso e cronologicamente bem estruturado explorando bem os discos da banda para contar esta história.

Apesar de alguns erros que poderiam ser facilmente evitados na revisão (como citar o último show em 1997 ao invés de 1996 ou atrazar o lançamento de Mondo Bizarro e Acid Eaters em um ano) a escolha de fotos menos óbvias é sempre um diferencial neste tipo de publicação, deixando as imagens mais clichês para o google. Plexus Publishing, 192 páginas, em inglês.

Anúncios