43 anos de “Abbey Road”


Em 26 de setembro de 1969 era lançado na Inglaterra o 12º disco dos Beatles, “Abbey Road”.

O álbum foi gravado meses depois das sessões que originaram “Let It Be”, embora tenha sido lançado antes do mesmo, sendo este o último registro dos Beatles em estúdio.

A capa contém, talvez, uma das imagens mais emblemáticas de todos os tempos no cenário do rock, mas a mesma era só um dos elementos de um álbum histórico, cujo título remete à rua, de mesmo nome, onde se situa o Abbey Road Studio.

A foto foi tirada no dia 8 de agosto de 1969 numa sessão de seis fotos que levaram não mais do que 10 minutos, nos quais Lennon só queria “tirar a foto e sair logo dali, deveríamos estar gravando o disco e não posando pra fotos idiotas”.

Idiota ou não, a capa foi objeto de teorias de que Paul McCartney teria morrido em um acidente de carro em 1966 e substituído por um sósia. Segundo alguns “beatlemaníacos”, a foto contém pistas disso, como por exemplo, os pés descalços de Paul, seus olhos fechados, o carro vindo em sua direção, entre outras.

Para brincar com a lenda, o próprio McCartney, em 1993, lançou o álbum “Paul is Alive”, cuja capa mostra ele na mesma faixa de pedestres.

A lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame coloca “Abbey Road” na 12ª posição, atrás de outros discos como “Ten” do Pearl Jam, “Nevermind” do Nirvana, “IV” do Led Zeppelin e “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” dos próprios Beatles.

Segundo a revista Rolling Stone, “Abbey Road” é o 14º melhor álbum de todos os tempos.

Ficha Técnica:

Gravação: Abbey Road e Trident Studios (Londres) entre 22 e fevereiro e 20 de agosto de 1969

Produção: George Martin

Gravadora: Apple Records

Traklist:

1 – Come Together
2 – Something
3 – Maxwell’s Silver Hammer
4 – Oh! Darling
5 – Octopus’s Garden
6 – I Want You (She’s So Heavy)
7 – Here Comes the Sun
8 – Because
9 – You Never Give Me Your Money
10 – Sun King
11 – Mean Mr. Mustard
12 – Polythene Pam
13 – She Came in Through the Bathroom Window
14 – Golden Slumbers
15 – Carry That Weight
16 – The End
17 – Her Majesty

 

Anúncios