Série – The Wire (2002-2008)


The Wire teve cinco temporadas. Cada uma delas abordando um caso diferente. Como diz o cartaz promocional, ‘as regras mudam mas o jogo continua o mesmo’.

A premissa é bem simples, uma divisão da polícia (de Baltimore assim como em Homicide) grampeia um telefone público usado por traficantes para se comunicarem. A partir daí tanto as táticas dos traficantes como dos policiais vai evoluindo num jogo de gato e rato de tirar o fôlego.

Mas nem tudo é tão descomplicado assim. Afinal, estamos falando de uma representação realista e o que seria da vida real se não tivesse um senador corrupto que ganha dinheiro vindo da corrupção e das drogas? Policiais que aceitam propina, sistema judiciário burocrático e assim por diante?

Tudo isto está em The Wire onde somos verdadeiramente espectadores. Não há promessa de que o bandido seja pego ou que o mocinho se dê bem no final. Até porque mesmo os mocinhos neste caso, não estão acima do bem e do mal e por vezes atingem o resultado quebrando algumas regras.

Se Homicide destacou-se por mostrar homicídios sem maquiar a violência contida em cada assassinato, aqui o que vemos são as entranhas do mundo do crime de maneira crua. Dificilmente outra série conseguirá atingir o status de maestria que The Wire que conseguiu nota 9,5 no IMDB.

Anúncios