Série – House of Saddam (2008)


houseofsaddamApesar de ser uma co-produção entre a britância BBC e a americana HBO, House of Saddam consegue retratar a intimidade do ditador Saddam Hussein sem puxar a brasa pra lado algum. Aliás, seria até incoerente pintar o iraquiano como mero tirano após sua acensão ter recebido apoio da coalizão anglo-americana no final dos anos 1970.

Abastecido com armamentos pela CIA, só recentemente ele virou inimigo declarado da conveniência americana. Com o exército ianque batendo à sua porta, Saddam fica cada vez mais encurralado e paranóico temendo invasores extrangeiros e inimigos domésticos. Sua ex-esposa, seus filhos e mesmo os principais comandantes de seu exército são como ratos esperando a hora certa de pular do barco que está para afundar.

Detalhe, a série é um drama sobre a família Hussein, portanto não espere grandes cenas de ação ou guerra a exemplo do que acontece em Generation Kill – série da HBO que estreiou no mesmo ano e também aborda o conflito no Iraque, mas do ponto de vista de um jornalista que acompanha as tropas durante a invasão.

Após a invasão do Iraque, uma longa busca resultou em sua captura e Saddam Hussein acabou julgado e condenado a morte em 2006.

Anúncios