Livro – A Arrasadora Trajetória do Furacão The New York Dolls 2012


livro - A Arrasadora Trajetória do Furacão The New York DollsSe tem uma banda que levou a sério a máxima sexo, drogas e rock n’ roll com certeza foram os New York Dolls. A biografia com subtítulo Do Glitter ao Caos (no original, Too Much Too Soon, mesmo título do segundo álbum da banda) da escritora/fã Nina Antonia resume bem o que foram os intensos e breves anos em que a banda saiu do anonimato para quebrar tabus e modificar conceitos.

Antes do punk, vieram os Dolls que foram responsáveis por dois clássicos instantâneos (New York Dolls de 1973 e Too Much Too Soon de 1974) e tiveram uma carreira curta porém intensa. Do alto de seus sapatos plataforma, David Johansen, Arthur “Killer” Kane, Jerry Nolan, Sylvain Sylvain e Johnny Thunders criaram Personality Crisis, Looking for a Kiss e Trash além do visual que hoje é conhecido e reconhecido em bandas como Kiss e Aerosmith.

A despeito do que muitos pensam e apesar do visual drag queen, o envolvimento de Thunders e cia com as groupies também era baseada em excessos. Entre elas, Sable Starr (que também carimbou Robert Plant, Mick Jagger, Rod Stewart, Alice Cooper) e Connie Gripp (futuro affair de Dee Dee Ramone).

Infelizmente numa carreira de tantos excessos, sobrou pouco tempo pro rock n’ roll. Ainda assim, a banda encarou uma volta com Johansen, Sylvain e Kane nos anos 2000 e ainda hoje tem status de lenda mesmo que quatro dos integrantes da banda já tenham falecido. Só pra lembrar, da tentativa fracassada de empresariar os Dolls, é que Malcolm Mclaren tirou o aprendizado para criar os Sex Pistols quando voltou à Inglaterra. Editora Madras, 206 páginas.


Anúncios