Rock n’ Roll High School parte 3: uma aula sobre Ramones (os anos 90)


Evento: Rock'n'Roll High School pt. 3: um resgate sobre o legado dos Ramones

Se nos anos 80 a new wave e o hard rock foram as sensações das paradas musicais, os 90 trouxeram à tona fenômenos como o grunge e algumas fusões de peso – rap com metal e funk com rock, por exemplo. Isso sem falar na ascensão do hardcore melódico, subgênero derivado do punk rock que ganhou visibilidade e popularizou o estilo como sendo algo mais domesticado e acessível que sua versão original. Um prato cheio para os defensores da retórica de que o punk já havia batido as botas há um tempo. Em meio a essas transformações, os Ramones conseguiram, finalmente, o tão sonhado reconhecimento. É isso que será abordado na terceira edição do projeto Rock’n’Roll High School, que rolará dia 24 de maio, às 19h30min, no Mondo Cane (João Alfredo, 325).

Mais uma vez, o nosso pinhead Paulo Caramês arquivista de profissão, ramonesmaníaco de coração e idealizador do blog Sequela Coletiva comandará o debate. Na pauta, além da afirmação do legado que o quarteto nova-iorquino deixou para a cultura pop, estão a renovação e a o fim, porque não, precoce das atividades. Afinal de contas, mesmo começando a década com sangue novo (o baixista CJ Ramone, quase 20 anos mais jovem que o restante do grupo), a banda colocou os pregos em seu próprio caixão em 1996. Ainda assim, aproveitou bem seus derradeiros seis anos: lançou duas coletâneas, três discos ao vivo, dois de estúdio e um de covers, fez aproximadamente 700 shows e rodou o mundo ao lado de, entre outros, Metallica, Rancid e Soundgarden – todos declaradamente fãs dos Ramones. Para completar, ainda tem aquela mostra de material exclusivo e algumas curiosidades. Quem quiser participar, é só aparecer no dia e hora marcados. O investimento é de apenas R$ 5,00. Não perca, por mais que você tenha um coração envenenado.

No primeiro encontro, foi abordada a década de 70: as origens, os integrantes e os discos. No segundo, os anos 80, com as mudanças de formação, as brigas e os nove álbuns. Ainda está previsto ao menos mais uma edição, que deve tratar sobre a carreira solo de cada um dos Ramones.

Page do evento: no Facebook

Conteúdo:
CJ Ramone
1990 All the stuff (and more) volume one
1990 All the stuff (and more) volume two
1991 Loco Live (Euro/US)
1992 Mondo Bizarro
1993 Acid Eaters
1995 ¡Adios Amigos!
1996 Greatest Hits Live
1996 Adios Ramones
Ramones em turnê
Ramones no Brasil
I Speak Music Ramones
1997 We’re Outta Here

Anúncios