Livro – Cogumelo 30 anos


livro - cogumelo 30 anosÉ verdade que, Cogumelo 30 anos é mais um catálogo que propriamente um livro. Também é verdade que, junto com o cd que o acompanha, este é um material histórico.

Existe algo mais insólito que fazer heavy metal num país de terceiro mundo como o Brasil? Se existe, certamente, manter um selo discográfico dedicado a tal gênero no já citado país deve fazer parte desta lista.

A Cogumelo Records revelou para o mundo Sepultura, Sarcófago, Overdose, Chakal e Vulcano e de quebra foi responsável por dar continuidade a carreira destas e de outras tantas bandas.

O casting além do metal tem punks como Lobotomia, Safari Hamburguers e Psychic Possessor. Ratos de Porão (na época iniciando o hoje bem sucedida jornada pelo crossover) também encontrou abrigo por aqui lançando Cada dia mais sujo e agressivo em 1987 e seu correspondente em inglês, Dirty and agressive.

Já do Olho Seco, pioneira e lendária banda do punk paulistano temos Olho por Olho, com sonoridade distinta do resto de sua discografia e sem o frontman Fábio Sampaio.

Quem espera um mero catálogo com capa e a ficha de cada disco vai se surpreender ao encontrar isto e ainda uma série de recortes de jornal e revista e uma resgate minucioso de cartazes e ingressos de shows formando um mosaico do que foram estes 30 anos. O caráter social, econômico e político não foi ignorado e é revisto por meio de textos e recortes.

Eis que a loja de discos criada pelo casal João Eduardo e Pat Pereira em 1980, cinco anos mais tarde, seria responsável por produzir shows e diversas bandas que jamais teriam espaço em gravadoras mainstream.

Com tiragem limitada a 1000 cópias e compra exclusiva pelo site do selo, traz simplesmente TODOS os lançamentos já feitos pela Cogumelo e um cd com 18 músicas que dá um gostinho do que foram estas três décadas.



Anúncios