Livro – Metallica A Biografia 2012


livro - metallica-abiografiaNão é fácil escrever uma biografia sobre uma banda ainda em atividade. Falar sobre o passado tudo bem, mas a obra acaba por tornar-se incompleta já que a vida segue fora das páginas do livro.

Por outro lado, é uma ótima oportunidade para retomar o assunto a medida que novos fatos surjam. No caso do Metallica, esta não pode ser considerada uma biografia definitiva pelos motivos já citados.

O que Mick Wall apresenta é um ótimo relato desta banda que cresceu a partir das trocas de fitas k7 e tornou-se um gigante do thrash metal. Passou pela morte do lendário baixista Cliff Burton, foi bombardeado pelos fãs mais radicais quando lançou o Black Album – mais melódico e elaborado que os anteriores.

A polêmica em torno do compartilhamento de arquivos tirou o foco da música e desagradou outros tantos fãs assim como a troca de integrantes fizeram muitos questionar os rumos da banda. Nada disso abalou Hetfield e cia em sua jornada que já conta com 9 discos de estúdio e uma bela lista de shows antológicos mundo afora.

O futuro, só o tempo se encarregará de traçar mas certamente o lugar na história já está garantido para o Metallica e aqui está muito bem contada. Editora Globo, 472 páginas.


Anúncios