CD – Iced Earth: Plagues of Babylon (2014)


Iced Earth - Plagues of Babylon

Para os fãs de de heavy metal, 2014 já trouxe, de cara, um lançamento de peso: “Plagues of Babylon”, do Iced Earth.
Quem conhecia e apreciava a banda já de outros carnavais tempos, sabe que a mesma teve seus altos e baixos, principalmente em virtude da saída de Matthew Barlow, vocalista que deu grande parte da identidade da banda.
Quando substituído por Tim Owens (ex Judas Priest), a banda entrou em declínio, voltando a se reerguer com o disco “Dystopia” (2011), no qual começou a contar com Stu Block (ex Into Eternity) nos vocais. Este, com suas características que lembram Matthew Barlow, devolveu a quase perdida energia característica da banda e contou com a aprovação dos fãs e da crítica.
Muito se esperou pelo novo trabalho do Iced Earth, e quando muito se espera, a expectativa também aumenta. E o novo álbum não decepcionou.
“Plagues Of Babylon” é um disco que pode ser ouvido na íntegra, sem nenhuma vontade de pular uma faixa ou outra, principalmente pra quem conhece bem aquele Iced Earth dos anos 1990 e início dos 2000.
A faixa de abertura, que dá nome ao álbum, começa instigante e conduz às seguintes, enérgicas e bem executadas, até a obrigatória balada “If I Could See You”, que lembra (bastante) a clássica “I Died for You”.
As demais faixas devolvem o ritmo pesado, mas com mais variações entre a calmaria e a violência, até se chegar na derradeira “Highwayman”, regravação de Johnny Cash e Willie Nelson, aqui cantada pelo líder e guitarrista Jon Schaffer com a participação de Michael Poulsen (Volbeat) e Russell Allen (Symphony X e Adrenaline Mob).
Fato que cabe destacar sobre a bateria de “Plagues of Babylon” é que a mesma foi gravada pelo brasileiro Raphael Saini, embora este já tenha sido substituído por Jon Dette (ex Slayer, Testament e Forbidden). Nenhuma surpresa, pois já é mais do que conhecida a aversão de Jon Schaffer pela constância na formação da banda.
Enfim, “Plagues of Babylon” é um disco que representa a volta do Iced Earth a um momento de resgate e reencontro com os seus bons tempos.
Ponto alto do CD: “Democide”, “The Culling”

Ficha Técnica:
Century Media

Stu Block – vocal
Jon Schaffer – guitarra
Troy Steele – guitarra
Luke Appleton – baixo
Raphael Saini – bateria

1 – Plagues of Babylon
2 – Democide
3 – The Culling
4 – Among the Living Dead
5 – Resistance
6 – The End?
7 – If I Could See You
8 – Cthulhu
9 – Peacemaker
10 – Parasite
11 – Spirit of the Times
12 – Highwayman
13 – Outro

 

Anúncios