Mantendo o legado – Ramones: Acid Eaters Cover Bass



Embora fosse a décima terceira vez que a banda saía do estúdio com um álbum, era a primeira vez em que ele não continha músicas inéditas. O cansaço demonstrado nos últimos anos com lançamentos de coletâneas (Ramones Mania de 1988 e All the Stuff and More vol 1 e vol 2 de 1990), um disco ao vivo (Loco Live de 1991) e um esforço além do comum para reunir canções para um álbum de inéditas (Mondo Bizarro de 1992) resultaram desta vez em um disco inteiro de covers.

Estes discos não eram exclusividade dos Ramones àquela altura. Skid Row (B-Side Ourselves de 1992 com uma cover de Psycho Therapy) e Guns n’ Roses (The Spaghetti Incident?, lançado com um mês de diferença para Acid Eaters) haviam gravado neste formato.

A própria banda foi reverenciada dois anos antes no álbum tributo Gabba Gabba Hey. Esta tendência mais tarde chegaria ao Brasil com Ratos de Porão (Feijoada Acidente? – Brasil e Feijoada Acidente? – Internacional, ambos de 1995) e Titãs (As Dez Mais de 1999) fazendo homenagem a bandas de sua preferência.

No caso dos Ramones, gravar cover de outras bandas já era tradição. Apenas quatro álbuns de estúdio quando lançados não tinham versões para músicas de outras bandas (Pleasant Dreams de 1981, Too Tough to Die de 1984, Animal Boy de 1986 e Halfway to Sanity de 1987, os três últimos com Richie na bateria) embora a versão extendida de Too Tough to Die lançada em 2002 incluísse uma cover extraída das sessões de estúdio da época (no caso, Street Fighting Man dos Rolling Stones).

Confira abaixo além das 12 músicas incluídas no disco, Surfin’ Safari, que mais tarde seria incluída em um relançamento feito pelo selo inglês Captain Oi!. A performance é de Clark Ramone que reproduziu cada uma das sessões de estúdio da banda.

“Esse deu trabalho, disco de covers, linhas de baixo diferentes, guitarra mais barulhenta que já ouvi, difícil ouvir o baixo, fiz o que meus ouvidos captaram, algumas músicas usei as versões originais para tentar decifrar.
Preferidas: Todas que o CJ canta e Substitute.”

01. Journey to the Center of the Mind http://youtu.be/AeUodcvGTK0
02. Substitute http://youtu.be/otYg8GJJmT0
03. Out of Time http://youtu.be/kLKTqq24jZ0
04. The Shape of Things to Come http://youtu.be/zIRIjsRWzGs
05. Somebody to Love http://youtu.be/3ofYpR0auJQ
06. When I Was Young http://youtu.be/IOmfnpwV8kc
07. 7 and 7 Is http://youtu.be/bevAnPOFCyU
08. My Back Pages http://youtu.be/zZ0bhzSF0M0
09. Can’t Seem to Make You Mine http://youtu.be/Pn5-VTWs9ng
10. Have You Ever Seen the Rain? http://youtu.be/M1FV9ZJyCsc
11. I Can’t Control Myself http://youtu.be/TdcrYThNMT8
12. Surf City http://youtu.be/6FvmwUlUxAs
13. Surfin’ Safari http://youtu.be/hGt7WM72iLQ

Anúncios