Mantendo o legado – Josimar Gozo, ramones collector 

josimar gozo
O engenheiro agrônomo Josimar Gozo hoje vive em Campo Grande mas ainda em Maringa no Paraná aprendeu a curtir os Ramones.

Josimar é um dos principais colecionadores brasileiros que se dedica a manter o legado ramônico vivo. Sua coleção se destaca pelo detalhismo em que preserva o que se relaciona com cada disco da banda desde singles aos discos oficiais e em diferentes formatos (LP, CD, K7).

Confira abaixo mais detalhes:

Sequela Coletiva: Como você conheceu a banda?
Josimar Gozo: Conheci a banda em 1991, tinha um cara na minha turma, chamado Aguinaldo (reprovadão e com o cabelo igual ao do Johnny Ramone) que me emprestou a fita cassette Loco live, gravada em uma fita vat de 60 minutos.
Depois disso gravei o Brain Drain e o Ramones Mania, gravei em uma loja que vendia LPs e cassettes chamada o Porão, em Maringá – a melhor loja que já vi nesse ramo.

Qual o primeiro disco da banda em seu acervo?
Os primeiros discos da banda em meu acervo foram o Rocket to Russia (Lp nacional de 1987), junto com o Road to Ruin (Lp nacional de 1988) e o Ramones mania (Lp nacional de 1988), consegui de uma só vez.

josimar gozo (7)

Atualmente, qual tamanho do seu acervo?
Não sei, de verdade mesmo!

Qual item mais caro da sua coleção (valor sentimental ou financeiro…)?
Valor financeiro…eu comprei alguns itens muito caros, como os singles japoneses e alguns da Alemanha, mas o single 7 and 7 is talvez tenha sido o mais caro, só vi duas vezes para vender.
E o material de maior valor sentimental é um Lp americano Halfway to Sanity. Foi um dos primeiros álbuns que consegui e todo mundo para quem eu mostrava esse LP pagavam pau. Consegui esse LP em 1993, acho que valor sentimental é esse.

josimar gozo (6)

Você tem alguma mania ou exigência em relação ao acervo?
Apenas guardo todos juntos de acordo com a cronologia, ficam juntos os LP´s do primeiro álbum, as cassettes, os singles, os cd´s e tudo relacionado ao primeiro álbum, depois na sequencia vem o Leave Home, e assim por diante até chegar no We´re outta here! Mas é claro tudo bem guardado, plastificado de um modo que eu não me encane que o item vá se estragar.

Você costuma dar ênfase para algum material em especial (singles, bootlegs, revistas…)?
Não, depende do momento. Atualmente eu gosto de tentar conseguir fitas cassettes de áudio, revistas eu não ligo, não faço questão e bootlegs oficiais eu tenho alguns mas não ligo não, me dou por satisfeito com os bootlegs gravados em cd-r mesmo.

josimar gozo (5)

Que outras bandas além de Ramones fazem parte da sua coleção?
Tenho algumas coisas do The Clash, Beatles, The Doors, Creedence, Beach boys e alguns outros cd´s e lps de bandas ou cantores solos dos anos 50 e 60.

Falando especificamente de Ramones, qual seu disco preferido? E música?
Essa pergunta é difícil, mas posso responder assim:

Anos 70 = Leave home = Carbona not glue
Anos 80 = Halfway to sanity = Garden of serenity
Anos 90 = Mondo Bizarro = Tomorrow she goes away
Mas em especial Pleasant Dreams, eu adoro esse álbum.

josimar gozo (4)

Você toca algum instrumento? Quais?
Eu tinha duas bandas de rock nas quais era vocalista. Uma era cover de Ramones chamava Raymanes e outra de canções próprias chamada Ted Gugu e os espanta neném. Sei tocar no violão ou na guitarra apenas Ramones mas não consigo tocar e cantar ao mesmo tempo, resumindo não toco nada!hehehe

Que item ainda falta e que você não abre mão de ter?
Acho que o single Frances 7” I gonna kill that girl.

josimar gozo (3)

Qual a importância do Ramones na sua vida, fora a questão musical?
Simplicidade e humildade, é isso que eles representam para mim.

Por que a banda despertou tanto seu interesse a ponto de criar um acervo tão grande das obras do Ramones e não de outro artista?
Bom, sempre gostei muito da banda, é a minha banda preferida com certeza. Apenas fui comprando e trocando com os amigos, quando eu consegui a discografia básica em cd, comecei a fechar discografia em lp, depois passei para os singles e promo 7” e também 12”, e ai foi indo, indo, indo…

josimar gozo (2)

Qual seu ramone preferido, por quê?
Joey Ramone! Gosto dos vocais dele, e tenho os mesmos gostos musicais que ele.

Já viu a banda ao vivo? onde? quando? o que achou?
Infelizmente não! Apenas vi shows do Marky e CJ Ramone.

josimar gozo (1)

  • crédito das fotos: acervo pessoal de Josimar Gozo.

Colaboração de Homero Pivotto Jr.

