Mantendo o legado – Alexandre Peto, ramones collector


alex ramone collector
Quem é Alex Ramone?
Me chamo Alexandre Peto, tenho 39 anos, sou casado há 14 anos. Minha profissão é Analista de Risco, formação Adm. de Empresas, moro em São Paulo (Bairro da Freguesia do Ó).

Como você conheceu a banda?
Havia uma balada que eu freqüentava em meados de 90/91 na Av. Braz leme (no bairro de Santana/SP) chamada (Vênus) na qual só tocavam rock. Porém dos Ramones tocavam apenas Pet Sematary e Surfin’ Bird……..mas foi o suficiente. Mas gostaria de abrir um parenteses aqui, pois meu amigo Douglas Hipollito é um dos responsáveis por essa minha paixão ela banda, pois ele tinha uma loja na Galeria do Rock especializada em Ramones, a loja se chamava Beatmones (era um fã Clube de Beatles e de Ramones), e foi onde eu conheci tudo de Ramones.
alex ramone collector (3)

Qual o primeiro disco da banda em seu acervo?
Brain Drain e simultaneamente o Rocket to Rússia.

Atualmente, qual tamanho do seu acervo?
Não tenho números exatos, mas é bem grande e com itens raros, eu coleciono apenas RAMONES, não coleciono a carreira solo dos demais integrantes (ex-integrantes).
alex ramone collector (7)

Qual item mais caro da sua coleção (valor sentimental ou financeiro…)?
Eu acredito que seja minha guitarra, mas o valor é sentimental.

Você tem alguma mania ou exigência em relação ao acervo?
Sim…Sou muito organizado. Por exemplo todos meus livros são guardados em sacos plásticos. Minhas matérias de revistas são arquivadas em pastas, as Revistas maiores são guardadas em plástico bolha. Quanto aos LPs de tempo em tempo eu troco os plásticos e compro aquele papel de seda para o vinil. Os cds estão com o plástico original e os DVDs e Fitas K7 são bem guardados para preservar a boa conservação. Obs. e de tempo em tempo eu faço uma boa limpeza em tudo, pois não deixo ninguém mais pôr as mãos..rs…é sério.
alex ramone collector (4)

Você costuma dar ênfase para algum material em especial (singles, bootlegs, revistas…)?
Sim. Sempre fui ligado em DVDs, Livros, revistas e tirinhas de jornais sobre a banda. Tenho uma coleção boa desses itens, importados e nacionais e dou bastante prioridade a esses itens. Hoje quero finalizar a minha coleção de fitas k7.

Que outras bandas além de Ramones fazem parte da sua coleção?
Nenhuma outra banda, apenas Ramones.
alex ramone collector (5)

Falando especificamente de Ramones, qual seu disco preferido? E música?
Difícil responder…..eu acredito que temos fases em que gostamos mais de uns do que de outros…e isso vai mudando de tempo em tempo. Eu posso dizer que vejo o Subterranean jungle de um jeito especial, quanto às músicas, deveríamos fazer um top 10, porquê para um Fan de Ramones escolher apenas uma é muito difícil, mas sendo assim fico com “In the Park“.

Você toca algum instrumento? Quais?
Sim, fiz parte de algumas bandas, a primeira foi de metal chamada Nimbus, na época eu era vocalista (1992) e hoje o nome Nimbus ficou para o Studio musical muito tradicional em São Paulo onde os donos eram da banda também. Aliás tenho uma história para contar muito interessante, o antigo dono desse estúdio era o Tibério Luthier (baterista de uma banda muito antiga chamada Harppia), (meu irmão trabalhou com ele), e foi ele (Tibério) quem cedeu a bateria que o Richie tocou em 1987 no PALACE com os Ramones, aquela bateria de fogo. Minha banda chegou a usá-la também, tenho fotos de quando tocamos em MG, o Tibério guarda esta Bateria até hoje como troféu, pois Lars Ulrich do Metallica também utilizou esta Bateria.
Fiz parte de outra banda chamada VEX, essa mais Punk Rock, também fui vocalista, atualmente eu tenho um baixo e uma guitarra, comprei uma réplica da Mosrite, guitarra do Johnny, e a estou deixando igualzinha a dele, coloquei um Seymour Duncan no braço e um Dimarzio na ponte. Obs. Não sou nenhum guitar hero, mesmo porque gosto de tocar Ramones.
alex ramone collector (2)

Que item ainda falta e que você não abre mão de ter?
Quero completar os singles oficiais (USA ou UK).

Qual a importância do Ramones na sua vida, fora a questão musical?
Sem dúvida…a integridade e a honestidade do inicio ao fim da banda, seguir um propósito por toda vida/carreira e nunca fugir dele.
alex ramone collector (6)

Por que a banda despertou tanto seu interesse a ponto de criar um acervo tão grande das obras do Ramones e não de outro artista?
Nunca conheci nada que se compare aos Ramones. Sou muito honesto e sincero em dizer que “Na minha opinião” eles foram a melhor banda do mundo.

Qual seu ramone preferido, por quê?
O Dee Dee sempre foi o meu preferido……acho que a importância dele na banda era fundamental. A banda tinha muito de sua personalidade, ele era bipolar / principal compositor / inspiração de estilo para outras bandas e baixistas/ não conseguia decorar as frases do filme Rock ‘n’ Roll high Scholl, fugiu das gravações de End of the Century / Fez shows com hepatite / já morou no Chelsea Hotel / Fez o discurso mais alucinado
do Rock N Roll Hall of Fame de todos os tempos / gostava de gatos e sempre morou com eles / fez parte de torcidas organizadas / tinha tatuagens de presidiário / fez michê/ tinha psicanalista, psicólogo, psiquiatra / seus quadros eram verdadeiras obras de arte / roubou as cervejas e pizzas na sessão de fotos do Too Tough to Die / o melhor E MAIS CONHECIDO grito 1x2x3x4 da história do rock n roll / teve bandas com G.G. Allin, Stiv Bators / transou com a Linda Stein (fortes boatos) / Danny Fields pagava um sapo para ele / enfim, ele viveu 100 anos em 50 anos de vida ……

Já viu a banda ao vivo? onde? quando? o que achou?
Sim. Assisti aos shows do Olympia em SP em 92 / 94. Uma experiência única……foi simplesmente os melhores shows que eu já assisti. Na abertura com o Ratos jogaram um sapato na cara do João Gordo..rss… No outro os Inocentes abriram, e nesse a guitarra do Johnny estava com um volume ensurdecedor”….
alex ramone collector (1)

  • crédito das fotos: acervo pessoal de Alexandre Peto.

Colaboração de Homero Pivotto Jr.

