LP/CD – Richie Ramone: Cellophane 2016



A banda acaba e o baterista monta um novo grupo assumindo os vocais, ele passa então a lançar discos e excursionar pelo mundo. Soa familiar mas não faça confusão, estamos falando do ex-ramone Richie Reinhardt.

Reinhardt deixou os Ramones em 1987 após gravar três albuns com a banda e excursionar fazendo cerca de 400 shows com os pioneiros do punk. Os Ramones se separaram em 1996, mas àquela altura já não se ouvia mais falar do ex integrante até que em 2013 ele reapareceu, empunhando o sobrenome mais famoso e lançando sua estréia solo, Entitled.

Em Cellophane, lançado em 5 de agosto de 2016, Richie Ramone volta ao estúdio depois de um longo período na estrada e retoma o trabalho anterior guinando desta vez mais para o punk rock dos discos que gravou ao lado de Joey, Johnny e Dee Dee.

Para o registro, ele conta com a companhia de Ben Reagan na guitarra, o produtor Paul Roessler nos teclados, além de Clare Misstake (baixo) e Alex Kane (guitarra) – ambos do Anti-product. Clare, que também passou a excursionar com Richie, já havia tocado com Marky no projeto Marky Ramone’s Blitzkrieg ao lado de Michale Graves.

Braggadocio abre os trabalhos, parceria do baterista com Adam Bones, que também co-assina Just to be clear e Your Worst Enemy. Um dos destaques é I Fix This, resultado do trabalho conjunto de Richie com o guitarrista Ben Reagan com direito a single e vídeo de divulgação.

What? é fruto de outra parceria, desta vez, de Tina DiGeorge e Richie que assina apenas três canções desacompanhado: a canção título Cellophane, I’m not ready e Pretty Poison, esta última composta nos tempos de Ramones mas não aproveitada pelo quarteto.

Tradição na discografia ramônica, tanto oficial quanto solo, a cover da vez fica a cargo de Enjoy the silence do Depeche Mode. Com tiragem inicial apenas em CD, Cellophane teve sua versão em vinil lançada só no ano seguinte, em edição limitada a 500 cópias.

Apesar do resultado menos empolgante do que de outros bateristas que se aventuraram como cantores, Richie declarou ter sentido-se mais à vontade nos vocais desta vez. E se o número de canções encolheu em comparação com o debut do artista, as releituras dos tempos de Ramone desta vez deram lugar a canções autorais.

Ele encerra a empreitada com a bela I’m not ready decretando “O céu pode esperar, diga-lhes que não estou pronto”.

Ficha Técnica:
DC-Jam Records – produzido por Paul Roessler.

Richie Ramone – bateria e vocal
Ben Reagan – guitarra
Clare Misstake – baixo
Alex Kane – guitarra
Paul Roessler – teclados

Edição em LP
A1 Braggadocio 3:23
A2 I Fix This 2:54
A3 Cellophane 4:36
A4 Your Worst Enemy 3:47
A5 Pretty Poison 3:18
B1 Enjoy The Silence 4:30
B2 Just To Be Clear 2:38
B3 What? 3:58
B4 I’m Not Ready 4:15

Edição em CD
01) Braggadocio (Richie Ramone / Adam Bones) (3.23)
02) I Fix This (Richie Ramone / Ben Reagan) (2.54)
03) Cellophane (Richie Ramone) (4.35)
04) Just To Be Clear (Richie Ramone / Adam Bones) (3.46)
05) Pretty Poison (Richie Ramone) (3.18)
06) Enjoy the Silence (Martin Lee Gore) (4.30)
07) Your Worst Enemy (Richie Ramone / Adam Bones) (2.58)
08) What? (Richie Ramone / Tina DiGeorge) (3.58)
09) I’m Not Ready (Richie Ramone) (4.15)