LP/CD/VHS/DVD – Ramones: Rock n’ roll High School 1979



Em 1979 Roger Corman já era um produtor de cinema conhecido por suas produções de baixo orçamento e de qualidade, no mínimo, questionável. Ele foi convencido pelo diretor Alan Arkush a produzir um filme sobre uma banda de rock que virava uma escola de pernas pro ar.

A história de Arkush (que em princípio teria o Cheap Trick no papel principal) inclui todos os clichês que filmes americanos sobre escola costumam abordar como a briga entre veteranos e calouros e o tédio das aulas de educação física.

Tom Roberts é o capitão do time de futebol mas mesmo assim não consegue arrumar namorada. Sua única cantada é ‘falar sobre as condições climáticas’ e não tem feito sucesso com as garotas. Tentando deixar de lado esta imagem ele procura EaglebauerClint Howard de Halloween, O Ínicio (2007), um especialista em conseguir resultados de provas, passes para faltar aula e em casos extremos, encontros românticos.

O escritório de Eaglebauer fica estrategicamente instalado no banheiro masculino e é bastante concorrido. Roberts chega a conclusão que o melhor para sua imagem seria envolver-se com alguém descolado como Riff RandellP.J. Soles de Halloween, A Noite do Terror (1978) e Carrie, a Estranha (1976).

Randell é fã dos Ramones e está mais preocupada em ir ao show que a banda fará na cidade e, claro, vai tentar conhecê-los pessoalmente e entregar uma música que escreveu para que eles a gravem (a rn’roll high school do título). Em seu caminho está a nova diretora (Togar) que não vê o rock como boa influência para os alunos e quer fazer de Randell exemplo para os demais.

Seria apenas mais um filme na carreira de Corman/Arkush caso não tivesse Joey, Johnny, Dee Dee e Marky interpretando a si mesmos. E não quero dizer com isto que seus desempenhos sejam dignos de grandes notas (Dee Dee por exemplo tem uma única fala no filme inteiro e que teve dificuldade em excecutar: “uau, pizza”).

Infelizmente o filme falha onde outros tiveram êxito como Curtindo a vida adoidado (1986), Porky’s (1982) e mais tarde Escola de Rock (2003) com Jack Black.

Lançado em 24 de agosto de 1979 ao custo de 300 mil dólares o filme tem cenas que são justificadas pelo baixíssimo orçamento e o pouco tempo (3 semanas) de produção. Numa destas cenas, Togar explica como ratos de laboratório explodem se expostos ao punk rock dos Ramones (mais tarde um rato gigante vai ao show da banda).

A trilha sonora tem Ramones, Chuck Berry e Alice Cooper e ainda PJ Soles que interpreta a faixa título. Os Ramones contribuem com Rock n’ Roll High School (mais tarde incluída em End of The Century), a inédita I Want you Around, uma parceria com os The Paley Brothers e um medley ao vivo de músicas que eram comuns em seus shows naquela época. Outras músicas deles estão no filme, embora não façam parte da trilha sonora, como Sheena is a Punk Rocker, Questioningly e I wanna be your boyfriend.

Alguns momentos isolados merecem destaque como a sequência da banda chegando ao The Roxy tocando I Just want to have something to do ou o chefe de polícia concluindo que a banda é formada por gente ‘muito, muito feia’ – mesmo assim, estariam melhor em um clipe da banda do que em um filme de Corman.

O fato da diretora fazer uma fogueira com os discos dos alunos serve de catalizador para uma rebelião que faz a escola ir pelos ares ao som de Rock n’ roll high school. Os Ramones chegam à escola e são logo questionados pela diretora que pergunta ao quarteto: ‘seus pais sabem que vocês são os Ramones?’. Pura diversão sem nenhuma pretensão artística.

Ficha Técnica:
Sire Records – produzido por Ed Stasium

Joey Ramone – vocal
Johnny Ramone – guitarra
Dee Dee Ramone – baixo, backing vocal
Marky Ramone – bateria

Edição Original (Sire Records)
Lado A:
01. “Rock N Roll High School” (Joey Ramone) – 2:13
02. “I Want You Around” (Ramones) – 3:06
03. “Come On Let`s Go” (Ritchie Valens) – 2:11 by The Paley Brothers and The Ramones
04. “Ramones Live Medley: Blitzkrieg Bop/Teenage Lobotomy/California Sun/Pinhead” (Ramones) – 11:00
05. “So It Goes” (Nick Lowe) – 2:28 by Nick Lowe
06. “Energy Fools The Magician” (Brian Eno) – 2:03 by Brian Eno
Lado B:
07. “Rock N Roll High School” (Joey Ramone) – 2:11 by PJ Soles
08. “Come Back Jonee” (Devo) – 3:44 by Devo
09. “Teenage Depression” (Dave Higgs) – 2:54 by Eddie & The Hot Rods
10. “Smoking In The Boy`s Room” (Cub Koda, Michael Lutz) – 2:55 by Brownsville Station
11. “School Days” (Chuck Berry) – 2:40 by Chuck Berry
12. “Dream Goes On Forever” (Todd Rundgren) – 2:22 by Todd Rundgren
13. “School`s Out” (Alice Cooper) – 3:24 by Alice Cooper


Versão em CD:
ramones-rocknrollhighschoolbrasil1
ramones-rocknrollhighschoolbrasil2
ramones-rocknrollhighschoolbrasil3
ramones-rocknrollhighschoolbrasil4ramones-rocknrollhighschoolbrasil5

Edição em VHS:
ramones-rocknrollschooljapan1ramones-rocknrollschooljapan3ramones-rocknrollschooljapan2
VIDEO04aVIDEO04b

Edição em DVD:
ramones-rocknrollhighschooldvd1
ramones-rocknrollhighschooldvd2
ramones-rocknrollhighschooldvd3
ramones-rocknrollhighschooldvd4
ramones-rocknrollhighschooldvd5
ramones-rocknrollhighschooldvd6
ramones-rocknrollhighschooldvd7
ramones-rocknrollhighschooldvd8
ramones-rocknrollhighschooldvd9
ramones-rocknrollhighschooldvd10
ramones-rocknrollhighschooldvd11
ramones-rocknrollhighschooldvd12
ramones-rocknrollhighschooldvd13
ramones-rocknrollhighschooldvd14
rock n roll high school us 1
rock n roll high school us 2
rock n roll high school us 3

Singles:






Mais sobre o disco*:

rockscene-set1979-2rnroll high school press release
rnroll high school promornroll high school promo 2

  • artigos publicados na revista Metal Head Especial nº 11, General Especial e Rock Scene set 1979.